Image Map

15 de fev. de 2021

📚#DicadeLeitura: Contos carnavalescos de época


Olá Ladies e Lordes, hoje eu venho indicar dois contos de época que são ambientados durante o carnaval ( ambos da Gilmara), para vocês entrarem em clima carnavalesco no conforto de suas casas.
Esses contos têm menos de 100 páginas, e então são perfeitos para ler em uma tade, ou noite ou manhã.

Já aproveita para ler nesses dias de carnaval, garanto que vão de apaixonar pelas tramas e a escrita da Gilmara, que é muito fluída, gostosinha e cheias de curiosidades sobre o Brasil nos tempos antigos.

Já li " Quatro noites para se apaixonar" é é numa delicinha de história, que se passa no Brasil do sec.19, têm bastante curiosidades sobre como o carnaval era curtido naquela época e as tradições praticadas. Além do romance fofo, que deixa o coração quentinho.
Confira 👇


📖 𝑄𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑟

Vossa senhoria está convidada para cair na folia! 
Neste maravilhoso conto de carnaval você passará uma noite na luxuosa casa do Visconde do Bom Conselho, depois se divertirá no baile do Barão da Graça. Já está cansada(o)? Espero que não pois ainda temos a divertida guerra de farinha no baile do Barão de Alfenas e para fechar com chave de ouro, o baile de despedida na casa da Marquesa de Santos. Ao longo de quatro noites de folia, Efigênia, a última filha solteira do barão de São Miguel, está disposta a se divertir como nunca pois ao que tudo indica, ficará noiva em breve. Sendo provavelmente seu último carnaval solteira, Efigênia usará as máscaras para se soltar como nunca e estar preparada para fazer a transição de solteira para casada sem arrependimentos. Caia na folia na época do império e aproveite essas quatro noites de alegria e sedução.

Quem já teve curiosidade de pesquisar como era comemorado o carnaval alguns séculos atrás?

Eu como curiosa que sou já tive e fui correndo pesquisar, ainda mais lendo o conto da Gilmara Machado “Quatro noites para se apaixonar” ambientado no Brasil império em época de carnaval. O conto traz muitas curiosidades e aguça aquela vontade de descobrir mais sobre essa comemoração.

Veja algumas coisas legais sobre essa temática

O carnaval brasileiro é bastante conhecido no mundo inteiro, mas o nosso país não é o único a aderir às festanças de folia. A festa surgiu na Grécia muito antes de Cristo em comemoração a primavera e fertilidade, mas na era cristã adquiriu outro significado.

O Brasil se inspirou nos bailes de máscaras francesas para criar a folia, que antes era apenas comemorada pela nobreza, as músicas comuns eram a valsa e a polca. Inclusive nessas festas era comum que os foliões fossem vestidos com fantasias e máscaras, para se divertirem sem receios de que fossem reconhecidos.

Uma brincadeira comum era o “Entrudo”, consistia nos foliões  arremessar bolas de cheiros (umas bolinhas de cera perfumadas com aroma de laranja, limão e outros), a folia era composta por membros da classe alta, cavalheiros e damas podiam participar. Inclusive no conto da Gilmara tem uma parte que mostra essa brincadeira.

Desde os primórdios do carnaval era momento de diversão sem culpa  e com pouca moderação. Muitos dos frequentadores iam para se divertir, outros iam com segundas e até terceiras intenções. 

Inclusive a protagonista do livro da Gilmara aproveita as festividades para se soltar um pouco e tornar sua vida mais interessante e cheia de emoção, já estava cansada de ser a garota  sem atrativos que ficava às margens dos salões de baile. Nós vamos acompanhar essa transformação dela e todas suas aventuras carnavalescas.


📖  𝐴 𝑝𝑟𝑒𝑓𝑒𝑟𝑖𝑑𝑎 𝑑𝑜 𝑣𝑖𝑠𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒

ELE QUERIA PRAZER
Custódio Borges, visconde do Herval foi convidado para o exclusivo festejo de carnaval do renomado libertino Inocêncio. Seu anfitrião garantia dias de prazeres indizíveis longe de tudo e todos em sua casa de campo. Disposto a corromper e ser corrompido, Custódio tem certeza de que esse será o melhor carnaval de sua vida.
ELA QUERIA DINHEIRO
Amanda tinha uma mãe doente, uma irmã mais nova e muitas preocupações. Apenas um médico e bons remédios salvariam sua mãezinha, mas para isso precisava conseguir uma quantia considerável de dinheiro em pouco tempo. Depois de muito pensar, decidiu que a única saída era trabalhar para o barãozinho Inocêncio. Porém, isso custaria sua inocência e ela seria amante de algum homem desconhecido por uma noite de carnaval.
Venha se inebriar no carnaval mais luxurioso e secreto do ano. Solte sua imaginação onde tudo é permitido!


Conhece outros livros de romance sobre o carnaval?


Nenhum comentário:

Postar um comentário