Image Map

27 de fev. de 2022

RESENHA: O presente de Natal de Madalena - Gilmara Machado

 📚 #Opinião: O presente de Natal de Madalena - @livrosdagilmara |5+❤️| #ApoiadoresRÉéVida

📖 Livro em E-bookhttps://amzn.to/3ho8L59
📜Gênero: Conto de Romance de época
Sinopse:
Enquanto Madalena tenta melhorar de vida e superar o luto pela perda da mãe, Carlos, o futuro visconde de Entre-Rios está cumprindo tarefas espinhosas dadas pelo pai. Entre elas, está a missão de expulsar Madalena da casinha onde mora de favor. Após conhecer um pouco da história da jovem e por não ter herdado o coração de pedra do pai, Carlos se compadece e resolve ajudar Madalena. Porém, como falar de assuntos tão complicados às vésperas do Natal? Tentando amenizar um pouco a tristeza da jovem, que passará seu primeiro Natal sozinha após a morte da mãe, Carlos resolve dar algumas alegrias a ela. O que ele não esperava era que o presente dado poderia retornar para ele na forma de algo muito mais precioso e duradouro.
Venha conhecer esse mágico e romântico conto de Natal!

    Ladies e Lordes, já anote essa dica de conto natalino de época que eu tenho certeza que vocês vão gostar, pois na minha opinião a Gilmara conseguiu com essa história de 50 e poucas páginas resumir todo o espírito natalino, como a simplicidade o amor, a caridade e esperança.

    Toda a trama é bastante leve e fluida, mas os acontecimentos me emocionaram de um jeito tanto na primeira vez que li (no ano passado) quanto agora na releitura.

    Aqui nós conhecemos a história de Madalena, uma garota simples, batalhadora,  com o coração puro e seu desejo de ter alguém com quem passar o natal, pois desde a morte da mãe no ano anterior ela era totalmente sozinha em um casebre caindo aos pedaços, que ela transformou em um lar.

     Este casebre estava na propriedade do Visconde de Entre-rios, que permitia que ela e a mãe vivessem ali por caridade desde que ela era criança, contudo quando adquiriu idade para discernir certas coisas pôde perceber que não estava ali pela boa vontade do aristocrata, mas sim por que sua mãe lhe pagava prestando favores, a natureza desses favores levaram a mãe a adoecer e falecer.

     epois da morte da mãe talvez fosse esperado que ela ocupasse os deveres dela com o visconde, mas ela se recusava terminantemente a cumprir esse papel, nem que tivesse que morar ao relento caso o velho resolvesse expulsá-la de suas terras.

    Naquele natal, Madalena estaria sozinha e teria uma ceia simples e escassa, mas tudo conquistado com seu trabalho como costureira. 
🌼“Eu não estou aqui para pedir dinheiro, não vou pedir coisas fúteis. [...] Por favor, eu quero de presente nesse natal alguém que me faça companhia.”🌼
    O único “luxo” que ela tinha era a tradição de comprar um pacotinho de rosquinhas açucaradas e esperar para poder degustá-las no dia de natal. Enquanto ia até à mercearia onde comprava a guloseima, foi vista por Carlos, filho do visconde, a beleza singela de Madalena lhe chamou a atenção à primeira vista.

    A beleza singela de Madalena lhe chamou a atenção à primeira vista, mas fora advertido que ela era moça séria e respeitável, logo ele tomou ciência de sua condição precária.  Ele como tinha um bom coração decidiu ajudá-la, sem segundas intenções, mas com o interesse de conhecê-la melhor.

    Entretanto, sabia que se apresentasse como filho do visconde logo seria rechaçado, também decidiu não revelar logo de cara sua identidade para o pessoal da região, pois ao que parecia todos odiavam seu pai, com razão, e na certa pensariam que tinham a mesma índole, quando na verdade era o contrário. Agora que o velho estava definhando ele iria assumir suas responsabilidades, que ao que parecia estavam sendo muito negligenciadas, levando em conta a situação dos arrendatários e do casebre decadente no qual Madalena vivia.
    Ele então decide se passar por administrador do visconde, bate à porta da moça, levando uma cesta de natal com deliciosas guloseimas que lhe proporcionaria uma farta ceia natalina. Madalena acha totalmente atípico o gesto do visconde, pois nunca tivera consideração antes, mas o cavalheiro que viera lhe entregá-la era bem-apessoado e um encanto de rapaz.
     Contudo, bem na hora em que o rapaz ia embora desceu uma chuva torrencial e já era véspera de natal, Madalena não queria ser ingrata de fechar a porta na cara dele, embora o decoro exigisse. 
    Ela decide ouvir uma vozinha que sussurrava em seu coração dizendo-lhe para que convidasse Carlos para cear com ela, então se dá conta que seu pedido de natal estava se concretizando, tinha uma companhia de um homem amável, bonito, elegante e respeitoso. Contudo, ela desconhece a verdade sobre Carlos e isso pode ser um empecilho para a boa relação de amizade e algo mais que estavam construindo.
    Essa é uma leitura para se fazer em minutos, mas que traz tantas mensagens e ensinamentos que a torna riquíssima, além de aquecer nossos corações e emocionar. Espero que se encantem com a história de Madalena tanto quanto eu me encantei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário