Image Map

18 de ago. de 2021

Romances Medievais: Agosto e Setembro ( Um passeio através dos séculos)

Romances históricos e de Época ambientados na alta Idade Média: PARTE 1



Chegamos nos romances medievais (que eu amo), separei a Idade Média por períodos de acontecimentos marcantes, mas não precisa necessariamente que o romance que você for ler tenha que ser sobre essa temática, pode ler livros que se passe nesse período, mas em locais e com enfoques diferentes.

Saiba mais sobre o projeto "Um passeio através dos séculos" clicando na imagem:

O QUE FOI A IDADE MÉDIA

A Idade Média é um período da história universal que começa no século 5, imediatamente após a queda do Império Romano Ocidental, e termina no século 15 com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano.

Foi um período marcado pela síntese da herança romana com a cultura dos povos bárbaros que invadiram o Império Romano. Como a Idade Média é um vasto período da história universal, foi acordado dividi-la em dois momentos:

Alta Idade Média (séculos 5 a 10 do ano 401 a 1000): corresponde à formação da Europa medieval até seu apogeu no século 10. O Império Romano Ocidental terminou no século 4, e os vastos territórios conquistados pelos romanos pertenciam aos povos bárbaros da época. Nesse periodo os costumes eram uma erança da mescla entre os povos romanos e os povos bárbaros (não romanos).

Baixa Idade Média (séculos 10 a 15): Marcado pela diminuição significativa das guerras bárbaras, esse periodo também ficou marcado pelas Cruzadas, os cavaleiros templários são marca registrada desse período e aparecem em diversos livros medievais.

Nos anos 1096-1270, sob a liderança da Igreja, foram organizadas expedições para recuperar Jerusalém (sob o domínio dos turcos) e para reunir o mundo cristão, dividido pelo "cisma oriental". Essas expedições ficaram conhecidas como cruzadas. As Cruzadas começaram como um movimento religioso, mas com o tempo evoluíram para expedições comerciais trazendo especiarias orientais para a Europa Ocidental. (Fonte 1, Fonte 2)

As principais características da Idade Média são: feudalismo, relações de suserano e vassalo, poder máximo da igreja católica e inquisição, cruzadas, ordens de cavalaria e a peste negra. O feudalismo é uma das principais características da Idade Média.

O feudalismo é um sistema social, econômico e político que funcionou durante a Idade Média. Nesse sistema, as terras eram concedidas pelo senhor a seu vassalo em troca de lealdade e assistência militar. Os senhores feudais controlavam as cortes e o trabalho era escravo. Os súditos deviam pagar impostos e trabalhar para os senhores e o clero.

Essas relações do sistema feudal aparece muito nos romances de época/ históricos que li.

Subdividi nossos temas de leitura em acontecimentos importantes da era, confira:

💗Período anglo-saxão (410-660) AGOSTO 

 Compreende os séculos V, VI a meados do VII, este é o tema literário de Agosto, porém não encontrei opções de romances que fossem ambientados nesse período específico. Então fica ao seu critério ler um livro algum romance histórico ou fantasia épica que encontrar sobre esse período ( deixo de opção "As crônicas de Artur" do renomado escritor Bernard Cornwell).

Se preferir também pode pular já para o próximo tema "Romances sobre a conquista Viking", que esse sim tem um mar de opções. Ou ainda pode continuar lendo os romances da antiguidade, eu pretendo ler esse da Merline Lovelace, que vai abordar um pouco sobre os primórdios da Inglaterra.


Bretanha, 67 d.C.

O coração indomável pulsava no peito de Alena, filha de uma rainha e mãe deum rei. Como princesa celta, jamais se curvaria às ordens dos invasores. Mas não podia imaginar que a mão de ferro do Império Romano penetraria em sua alma com a força arrasadora da paixão!

Marcus Valerius, comandante da Sétima Legião, era a personificação da glória de Roma. Chegara à Bretanha para massacrar os rebeldes. Só não esperava defrontar-se com uma bela e ardilosa deusa celta, com longos cabelos dourados e veneno nos lábios carnudos!

Caracteristicas do período Anglo-Saxão

Os anglo-saxões é um nome genérico para definir os diversos grupos de povos germânicos que no século 5 se estabeleceram no lugar onde hoje conhecemos como inglaterra, antes se chamava Grã-Bretanha. Eles consistiam em tribos germânicas que migraram da Europa continental para a ilha. Historicamente, o período anglo-saxão abrange o período na Grã-Bretanha de 450 a 1066, após sua consolidação inicial, até a conquista normanda. 
O início do período anglo-saxão inclui a criação ancestral da nação inglesa, com muitas características que sobreviveram até hoje, incluindo nomes de vários condados. (Fonte)


*Clique nas imagens para adquirir os livros

O rei do inverno (Vol. 1 As crônicas de Artur)

Romance genial que retrata a história do lendário guerreiro Artur, que ganhou fama com o título de rei, embora nunca tenha usado uma coroa. A mitologia de Artur está sempre se atualizando e encantando novas gerações. Em uma Britânia habitada por cristãos e druidas, dividida entre diferentes senhores feudais e seus respectivos interesses e ameaçada pela invasão dos saxões, Artur emerge como um guerreiro corajoso capaz de inspirar lealdade, unir os povos e proteger o trono do rei Uther. O narrador é representado nesta história por Derfel, um soldado adotado por Merlin. Uma obra emocionante escrita de forma singular por Bernard Cornwell.

Outros livros da série



💗Conquista dos Vikings (793- 1066) SETEMBRO 

O que vamos ler em Setembro de 2021?

 Temos várias opções, tanto para quem gosta de romance histórico cheio de guerras e aventuras, quanto para quem aprecia os romances de época com paixões avassaladoras.


Nortumbia, 866

As Crónicas Saxónicas: o último reino - Vol. 1

Do autor de As crônicas de Artur, o primeiro volume da série Crônicas Saxônicas O último reino é o primeiro romance de uma série que conta a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado.Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.O último reino não se resume a cenas de batalhas bem escritas e reviravoltas cheias de ação e suspense. O livro apresenta os elementos que consagraram Cornwell: história e aventura na dose exata. Uma fábula sobre guerra e heroísmo que encanta do início ao fim.

Outros livros da série

 


A Viking

Século IX d.C. Brunilde é uma jovem escudeira líder de um grupo de vikings em busca de aventuras e que sonha em se tornar uma jarl, a governadora de seu próprio reino. Ela tem ao seu lado Ibrahim, um sagaz muçulmano por quem devota o seu amor. Incumbidos das mais emocionantes aventuras, acabam envolvidos na guerra entre árabes e cristãos pelo domínio da Sicília e da Hispânia, e entre nórdicos e anglo-saxões pela Britânia.Em meio a intrigas políticas e batalhas sangrentas, ela deverá provar o seu valor como guerreira e a força do amor de ambos.Permita-se viajar pela Hispânia, Itália, Egito e Britânia. Roubar relíquias e empunhar uma espada nesta aventura temperada com ação e muito romance.

A guerreira indomável

"O que acontece quando uma jovem guerreira se vê entre o amor e sua convicção?"Século IX d.C., a península ibérica dominada pelos árabes se vê envolta em fortes tensões sociais. Uma embaixada enviada pelo último rei cristão à Mérida tem o objetivo de fazer um Sheik berbere se rebelar contra o Emir de Córdova..Juan, o inconsequente filho de um Duque é enviado como castigo na companhia de um padre . Ele somente não imaginava que conheceria Jamila, a bela filha do Sheik, uma jovem à frente de seu tempo, guerreira indomável que não se conforma com a servidão que a sociedade impõe às mulheres e que jurou somente se entregar ao homem que a derrotasse em combate.Quando Juan a conhece um intenso amor floresce, mas seria este sentimento forte o suficiente para sobreviver às intrigas políticas e às diferenças culturais e religiosas de dois povos tão distintos?Ação e aventura em um romance ambientado na Andaluzia medieval.

O Cavaleiro da solidão

Jamila é prometida em casamento para um nobre muçulmano e se vê separada de seu grande amor, Juan, um cristão.Seguindo caminhos opostos ao dele, agora presa ao matrimônio, ela concentra-se em defender seu povo, ao lado do marido, e planeja uma nova rebelião.Juan volta para o Reino das Astúrias e torna-se um guerreiro a serviço do Rei.Sem imaginar que uma grande ameaça paira sobre toda a Hispânia, vinda do gelado Mar do Norte, ele luta bravamente, mas sua grande batalha é consigo mesmo, tentando vencer seu sentimento por Jamila. Nenhum dos dois imaginava que seus caminhos voltariam a se cruzar e o amor, que nunca fora apagado, gritaria por uma nova chance. Será que eles são capazes de deixar a honra, crenças e promessas de lado, para se permitirem viver o amor?O Cavaleiro da Solidão é o segundo livro da Duologia Promessas de Amor.

Força Invasora (Harlequin Históricos Livro 158)


Noruega, 794

O toque marcial vindo de um ponto não muito distante e o reflexo do sol sobre os fios das espadas nórdicas foram o suficiente para Sela se firmar sobre as areias trepidantes à beira-mar.

Navios apinhados de guerreiros prontos para a batalha se aproximavam, mas o que deixou Sela apavorada não foi a conquista iminente.Ela temia a própria reação ao se confrontar coma face arrogante e o corpo musculoso de Vikar Hruston, o líder das forças invasoras …e seu ex-marido.

Coração Bárbaro (Harlequin Históricos Livro 153)


Nortumbria, 793

Eles haviam dito que vieram em paz, mas logo Lindis farne estava em chamas. Annis de Birdoswald tentou fugir, porém não conseguiu escapar dos guerreiros do Norte. Haakon Haroldson, o viking sombrio e arrogante, sequestrou-a e a afastou de tudo o que ela amava. Agora, Annis precisa escolher entre continuar uma prisioneira ou viver uma vida de prazer ao lado desse poderoso invasor.

O Retorno Do Viking (Harlequin Harlequin Livro 170)

Noruega, 793

Kara agradeceu aos deuses quando foi desposada por Ash Hringson. Porém, esse destemido guerreiro estava desaparecido havia tanto tempo que a ela restara apenas boas lembranças.
 Agora, Kara precisa se casar novamente para garantir o futuro de seu filho. Contudo, no dia da cerimônia, o heroico conquistador retorna e é recebido por suspiros de horror e de surpresa. Afinal, todos acreditavam que Ash morrera… Mas aos olhos repletos de desejo de Kara, ele parece tão lindo e sensual quanto no dia em que partira… E também nada feliz por sua bela esposa estar prestes a entregar-se a outro homem.

Amor em Tentação 


Irlanda, 875

O guerreiro viking Ragnar Olafsson se conteve quando seu melhor amigo reivindicou Elena, a mulher que ele mais desejava. Havia apenas um meio de acalmar a revolta dentro de si: tornando-se impiedoso nos campos de batalha. Quando ela é capturada, Ragnar coloca sua coragem à prova e arrisca tudo para salvá-la. Ao ficarem isolados, precisam se ajudar para sobreviverem. De repente, cada desejo, cada olhar, cada toque se torna proibido. Mesmo um santo poderia cair em tentação por Elena. Um pecador como Ragnar sabe muito bem que não conseguirá conter o ímpeto!

Aprisionada pelo Viking
Nortumbria, 865
Desde o momento em que colocou os olhos naquele poderoso viking, algo se transformou dentro de Merewyn. Ela sabe que devia temê-lo, que seria melhor fugir. Ainda assim, não consegue evitar se sentir atraída pelo implacável guerreiro. Eirik nunca havia capturado uma mulher antes, mas a beleza estonteante de Merewyn acaba despertando nele um desejo sombrio. Então, Eirik a leva para sua terra natal, onde finalmente sucumbem à paixão. Porém, entregar-se a esse amor pode ser mais perigoso do que imaginavam…

Amor em pecado 


Irlanda, 875

Caragh Ó Brannon luta bravamente quando o inimigo aporta, defendendo a si e a sua família. Agora, ela se vê sozinha com um viking muito bravo… Styr Hardrata navegou até a Irlanda buscando um recomeço, mas nunca imaginou que acabaria prisioneiro de uma bela dama. O guerreiro atraente e poderoso assusta Caragh ao mesmo tempo em que a atrai. Apesar de ter se apaixonado pelo inimigo, ela deveria se afastar dele, pois… é casado. Contudo, por mais que tentem, eles não conseguem ignorar seus sentimentos...e o desejo!

A Donzela Guerreira 

Nortúmbria, 886

Thrand, o Destruidor, só tinha uma coisa em mente: acertar as contas com o passado! Contudo, ao conhecer a bela lady Cwenneth de Lingwold, esse implacável guerreiro passa a sonhar em ter um lar e uma esposa amorosa. Cwen também está em busca de justiça, mas sabe que a frágil aliança que formara com Thrand só irá durar enquanto tiverem um inimigo comum.

A menos que consigam deixar o desejo de vingança para trás e fujam rumo a uma nova vida. Juntos!

Toque de coragem

Nortúmbria, 889

A vida queWulfgar Ragnarsson conhecia fora totalmente destruída.Agora ele apenas vive o momento, enganando a morte e enriquecendo cada vez mais como mercenário. Talvez seu coração tenha se tornado uma pedra de gelo,mas seu desejo arde por lady Anwyn, uma corajosa viúva que precisa de sua proteção… Para preservar seu filho,Anwyn arriscará tudo o que for preciso. Até mesmo se entregar a um guerreiro viking que irá ensiná-la que nem todos oshomens são monstros.Ainda queWulfgar não dê sinais de estar preparado para amar novamente…

💗Ler romances sobre a Conquista dos Normandos (1066 – 1075) OUTUBRO 

Em outubro começamos entrando no ano mil, com romances que parecem ser muito interessantes.

A conquista normanda da Inglaterra foi a invasão e ocupação do Reino da Inglaterra no século XI por um exército normando, bretão e francês liderado pelo duque Guilherme II da Normandia, mais tarde Guilherme, o Conquistador. (Fonte

Senhora do Dominador (Cavaleiros da Bretanha #1)

Hastings, Inglaterra, 1066

Forte, atroz e nobre, Giles Fitzhenry é um guerreiro que, embora bravo, jamais fora capaz de superar sua origem ilegítima. Ao se apoderar de Taewood, exige se casar com lady Fayth para assim tornar-se o senhor do castelo, das terras e do povoado. A fim de salvar seu legado, lady Fayth aceita a união forçada. Porém, a cada minuto que passa anseia livrar-se do marido indesejado, ainda que sinta seu corpo tremer sempre que seus olhos cruzam com o penetrante olhar dele. Após ter se apropriado de riquezas, Giles agora teráumagrande batalha a enfrentar: conquistar sua amada, e se permitir ser dominado por ela!

A Noiva do Guerreiro (Cavaleiros da Bretanha #2)

Wessex, Inglaterra, 1066

Enfim, Brice Fitzwilliam recebera sua recompensa: um título de nobreza e as terras de Thaxted. Agora, faltava apenas exigir a noiva que lhe fora prometida! Porém, Gillian de Thaxted não aceitava a humilhação de ser entregue como um prêmio! Ela jamais se submeteria aos caprichos do inimigo. Mesmo que seu físico poderoso, seus profundos olhos negros ou o modo carinhoso como a cobria todas as noites amolecessem seu

coração. Afinal, Brice apenas estava cumprindo seu dever como marido. Entretanto, noite após noite a obrigação se torna um prazer. Agora, talvez existaumponto frágil na cota de malhadeBrice... e a paixão por sua esposa possa dominá-lo!

A Filha do Inimigo & Noites de Prazer (Cavaleiros da Bretanha #3)



Nordeste da Inglaterra, 1067

Um guerreiro em rebelião.

Soren Fitzrobert já fora um homem irresistível para as mulheres. Porém, um ferimento brutal mudou sua vida para sempre. Agora Soren busca vingança e exige se casar com a filha de seu inimigo.

Um Castigo Bárbaro Temporariamente cega por conta das invasões, a inocente Sybilla estremece na presença daquelehomemferoz e coberto por cicatrizes. Porém, seu tremor não se deve somente ao medo…

Um Toque de Perdão?

Forçada a se casar, Sybilla terá de aceitar a sedução de Soren. Para satisfazer os desejos carnais de seu marido, ela usará os sentidos que lhe restaram, um de cada vez. E a mulher que Soren estava decidido a escravizar se torna cada vez mais dona de seu coração…

A Dama da Floresta (Dinastia Brienne Livro 1)

Século VI

Eileen cresceu abrigada pela proteção da floresta, onde aprendeu a curar utilizando os vários tipos de plantas. Descendente de uma linhagem de curandeiras habilidosas, apenas quer fazer o bem e salvar vidas, seja tratando dos doentes ou trazendo vidas ao mundo. Ganha fama como parteira e é chamada para ajudar no nascimento da filha do Senhor das Terras de Lyndford e da floresta que tem por lar. Lorde Aaron de Brienne, o novo Duque de Lyndford, atravessou o Canal da Mancha como aliado do Rei Guilherme em busca de prosperidade e riqueza. Foi recompensado com terras e com um título da nobreza, mas perde em pouco tempo a esposa e se vê encantado pela beleza da misteriosa Eileen. Um encontro não previsto, um amor impressionante que nem os desencontros serão capazes de torná-lo menos forte, e que coloca à prova um juramento de lealdade e conquistas arduamente forjadas na dureza da lâmina de uma espada. Um segredo que ameaça vir à tona, sacrificando mais do que são capazes de suportar. Dois mundos em constante duelo e um amor que precisará romper as barreiras do preconceito e a ganância dos homens.

Outros livros da série



Em beve trarei novas atualizações para esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário