Image Map

6 de set. de 2021

Resenha: Sonatas de Outono - Gilmara Machado ( Série O amor em todas as estações)

 Autora: Gilmara Machado

Páginas: 198
Ano: 2021
Editora: Independente na Amazon
Gênero: Romance de época
Nota: 5🌟+❤️
🌡️Nível Hot: 🌶️❤️
No K. Unlimited: Pegue o seu👈
Sinopse
Para todos havia uma única verdade sobre o filho do marquês de Monte Alegre: o rapaz era um monstro. Recluso e desconhecido da maioria das pessoas, Alvo foi repudiado pelo próprio pai e por quase todas as pessoas que conheceu. Para todos havia uma única verdade sobre a filha do barão de Guapi: a menina estava condenada à miséria. Filha de um jogador com má sorte, a pouca fortuna da família se foi. A baronesa, cansada da vida infeliz, abandonou marido e filha, jogando por terra a pouca reputação que restava. Desde então o declínio foi cada vez mais acelerado.Em busca de dinheiro, o barão vende a filha em um acordo de casamento para o Fantasma de Monte Alegre, sem se importar com as consequências.Poderia a jovem Filippa amar um monstro? Poderia o jovem Alvo se mostrar para uma mulher? Quem seriam os verdadeiros monstros nessa história de amor e abandono?



Ladies e Lordes.

Hoje quero indicar esse romance que me emocionou e me envolveu muito durante a leitura. Eu adoro essa temática de mocinhos “quebrados”, que carregam uma dor muito grande dentro de si, mas que o amor acaba fazendo com que tenham confiança em si mesmos.

Alvo é alguém que sofreu demais por causa da intolerância dos outros, em uma época em que "ser diferente" era sinônimo de montuosidade. Por causa de um defeito genético, ele nasceu com uma aparência incomum, e isso lhe rendeu muitos traumas ainda na infância, inclusive a separação dos seus pais. Além disso, todos que o viam fugiam como o diabo foge da cruz, era taxado de aberração, monstro e fantasma.

“Alguns diziam que ele era um anjo, outros um fantasma. Havia boatos sobre chifres, rabos e avisos para não levarem crianças na fazenda ou ele as  roubaria durante a noite.”

Consequência disso, Alvo cresceu extremamente recluso, absurdamente inseguro e depreciativo da sua aparência. Sua mãe o protegeu enquanto era criança, mas com a morte dela ele ficou desamparado, pois não se dava bem com o pai, que também o enxergava como as outras pessoas, uma aberração. Ele aprendeu a se isolar de todos como forma de autodefesa, se refugiava na música para expressar as suas emoções.

 Quando o pai faleceu, Alvo recebe uma notícia que mudaria os rumos da sua vida, ele deveria se casar para poder receber a herança, do contrário não poderia sequer viver na propriedade. Alvo nem em sonho pensou algum dia se casar, afinal, segundo ele como poderia obrigar uma mulher em sã consciência a viver com um monstro? Ele também abominava a ideia de ter um filho com o mesmo defeito dele e que a criança sofresse todo o horror que ele próprio vivera.

Sem ter alternativas ele decide então que iria se casar com uma mulher que pudesse precisar da sua proteção e do seu dinheiro, mas ele estava determinado a não ter nem um tipo de relação com ela.

Aí que entra Filippa na história, ela é uma jovem filha de um Barão falido, que perdeu toda sua fortuna na jogatina.

Vivendo na miséria e com o vício do pai Filippa acabou sendo “vendida” para se casar com o Fantasma de Monte Alegre.

Então ela se casa por procuração com um homem que ela nunca viu na vida, mas com uma fama terrível que o precedia. Foi viver com ele em uma enorme e maravilhosa casa, com empregados ao seu dispor e tudo do bom e do melhor, mas faltava o mais importante, seu marido. Ele insistia em não ser visto, por isso dividiu a casa em duas alas, uma seria ocupada por ela, outra por ele e essa estava terminantemente proibida.

Filippa tenta a todo custo ver e ter alguma interação com o marido, mas ele só a ignora. Seu único contato com ele é através de uma porta, na qual ela o escuta, mas não pode vê-lo. Através dessa interação eles vão se conhecendo melhor, ela passa a perceber o quanto Alvo é uma pessoa interessante, culto e com sentimentos. Gradativamente ela acaba se apaixonando por aquele homem que ela nem conhecia o rosto, mas já aprendera a confiar e se compadecer do seu sofrimento.

Minha gente, é tão lido acompanhar o envolvimento desses dois, as barreiras que eles tem que quebrar para ficar juntos: o preconceito e intolerância dos outros, a insegurança, o medo da rejeição e tantos outros obstáculos.

Me compadeci demais com o sofrimento de Alvo, o que também cumina no sofrimento de Filippa. Dá vontade de entrar na história e abraçar esses dois, protegê-los, fazê-los se entender e confiar um no outro.

Sem dúvida é uma leitura mais que recomendada, história fofa, romântica, ultra emocionante e deliciosa. A Gilmara está de parabéns por dar vida a esses personagens.

Lição: “Aparência não é uma escolha. Aparência não é a forma como a vida construiu alguém e por mais diferentes que alguém seja, que mal há nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário