Image Map

21 de mar. de 2022

RESENHA: Arrufos desavenças de amor - Carolina Salignac

 📚 #Opinião: Arrufos, desavenças de amor - @carolignac| 5🌟+💓

🌻Publicidade
📖 Livro em E-book
📜Gênero: Romance de época
Sinopse: 
Maurício Santiago, um aristocrata carrancudo e pragmático, tem a vida bastante conturbada, pois precisa cuidar do tio-avô enfermo e lidar com os baixos lucros de alguns investimentos.
Já Amélia Monteiro é uma jovem de convicções fortes e escandalosas. Para o desespero da própria mãe, não pensa em se casar e planeja um futuro bastante diferente: tornar-se preceptora.
Um é o oposto do outro, mas o destino de ambos se cruza após uma aposta formada entre os amigos aristocratas, Jorge Candido e Cecília Caldas, que encontram diversão em manipular a vida alheia. A jogada da vez é fazer Maurício se casar até o final do ano.
Cecília acredita ser a maior casamenteira da Corte e, portanto, capaz de arranjar uma boa pretendente para Maurício. Jorge, por outro lado, acredita que tal feito é impossível.
Tudo piora quando Amélia é selecionada como pretendente.



    Olá, Ladies e Lordes, tudo bem com vocês? Já leram Arrufos?
    Essa é a dica de leitura de hoje, um romance 100% nacional (falo isso quando a escritora é nacional e o livro ambientado no Brasil). Aqui a autora nos presenteia com uma trama muito instigante ambientada na sociedade carioca do século dezenove, apresenta personagens fascinantes, não só o casal protagonista, mas todos os coadjuvantes, inclusive alguns são tão ativos na história quanto os protagonistas.

    Tudo começa quando Cecília, considerada uma das damas mais influentes da sociedade (diria que ela é uma it girl/ Influencer da época), e também, segundo ela, uma excelente casamenteira, decide que quer casar seus melhores amigos, Maurício e Jorge. Na verdade, ela promete para o tio-avô moribundo do primeiro que irá encontrar uma boa esposa para ele antes do final do ano, e apostou com Jorge que seria capaz de casar o solteiro mais cobiçado da corte. Jorge, conhecendo o amigo, dúvida das habilidades de Cecília, mas sabe que não deve subestimá-la, se ele perdesse a aposta e o amigo desposasse alguém, ele próprio teria que se casar com alguém que Cecilia escolhesse, caso ganhasse, também ganharia a cobiçada Ceci.

    Assim Ceci monta seu plano e Jorge está sempre na espreita cuidado para que tudo dê errado, as traquinagens dos dois foi como observar uma partida de Xadrez. A princípio achei que ela fazia isso para o bem do amigo, mas ao longo da trama, fui percebendo que o jogo se tornou mais importante e ela passou por cima de tudo para unir o casal que ela suspeitava que daria certo (passou muito dos limites  haha).

    O Casal em questão é Maurício e Amélia. Ele é um homem de fortes convicções, certinho, mas um pouco passional, se deixava levar pelos julgamentos que fazia das pessoas e tomava esses pré-conceitos como verdade absoluta, isso o fez bater de frente com Amélia, também de caráter forte, à frente do seu tempo e justa.

    Quando se conhecem é antipatia à primeira vista, pois por Amélia ser de família pobre, ele a acusa de ser uma oportunista tentando subir os degraus da sociedade à custa da Ceci. Esse traço da personalidade do Maurício, de julgar sem saber da verdade, ao mesmo tempo, em que me agradou por deixar ele como um mocinho imperfeito, também me fez querer dar uns tabefes na cara dele, mesmo quando eles estão começando a se acertar lá vai ele estragar tudo com seus juízos equivocados.

    Maurício e Amélia são o tipo de casal cão e gato raiz, que passam quase o livro todo entre tapas e beijos, o que me instigou muito durante a leitura, aliás acho que eles nunca se entenderam em tudo, pois ambos têm opiniões muito fortes, são encrenqueiros e não dão o braço a torcer.

    A autora apresentou outros pares e também possíveis casais na história, de modo que a trama não é toda focada somente no casal protagonista, a gente também tem outras visões, principalmente de Ceci e Jorge, uma coisinha ou outra de Pedro, Eugênia e inocência também. Confesso que no começo fiquei perdidinha com tantos personagens, principalmente porque alguns deles tem um protagonismo forte, mas assim que peguei o ritmo adorei as interferências deles.

    Esse livro certamente entrou para os meus favoritos do gênero, confesso que demorei um pouco para postar a resenha, pois não estava encontrando palavras para descrever o que senti com a leitura, isso ocorre quase sempre que leio algo que gosto muito, fico sem saber como me expressar e convencer quem está lendo que vale a pena parar tudo e ler esse livro.

Eu fiquei impressionada com o talento da autora em unir o que a gente adora em um romance de época com um cenário e contextualização histórica bem construídos, em minha opinião foi uma fusão perfeita entre os cenários dos escritos de Machado de Assis com os romances de época, conseguindo trazer leveza, dinamismo, bom humor, sensualidade para a trama.

Lendo essa história me senti no Rio de Janeiro do século 19, que vejo nos clássicos, porém com aquele toque delicioso dos romances de época. O enredo também foi surpreendente, fugiu bastante da previsibilidade dos romances do gênero, foi toda uma experiência fantástica. Recomendo fortemente que leiam e já estou ansiosa pelo lançamento do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário