Image Map

13 de fev. de 2024

Resenha: A pequena livraria dos sonhos: Onde os finais são sempre felizes (Livraria Escocesa Livro 1)

 A pequena livraria dos sonhos: Onde os finais são sempre felizes (Livraria Escocesa Livro 1) (Jenny Colgan) |4,5

📖 Livro em E-book:https://amzn.to/3SUS6K2

📜Gênero: Romance contemporâneo/ comédia romântica
Sinopse:
Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.
Então um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por onde passar.
Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Lá ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.
Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

Lendo a história de Nina deu vontade de fazer exatamente o que ela fez: largar tudo, comprar uma van antiga, abarrotá-la de livros e sair por aí vivendo da venda deles em um lugar paradisíaco como o vilarejo escocês (não custa sonhar). 

Nina adora livros, trabalha em uma biblioteca pública e sua casa vive abarrotada dele ao ponto de sua melhor amiga, com quem divide moradia lhe dar um ultimato; ou ela ou os livros. Ela também está correndo o risco de perder seu trabalho, pois ninguém mais se digna a passar tempo na biblioteca, preferem os e-books ou streaming, então a administração do local resolve dar espaço para a tecnologia ao invés das estantes empoeiradas. 

"Quando ficava triste, os livros eram seu consolo; quando se sentia só, eram eles seus amigos. Eram eles que cuidavam do seu coração partido e a encorajavam a manter a esperança quando estava na pior."

As alternativas que ela tinha era lutar contra seus princípios e se submeter a um tipo de emprego frio que a abominava ou juntar todas as suas economias e montar a própria livraria, mas suas finanças não estavam lá grandes coisas. Então ela tem a brilhante ideia de montar uma livraria itinerante em uma van.

Quando ela vê o anúncio do veículo que seria perfeito para começar o empreendimento, não hesita em pegar um trem ruma à Escócia para adquiri-la. Quando desembarca no pacato e encantador vilarejo escocês, ela se apaixona pela região, pelas pessoas, os costumes, as belas paisagens e o clima encantador. 

Unindo o útil ao agradável, decide que sua primeira estadia com a biblioteca itinerante seria ali, pois o povo necessitava de uma livraria, já que a mais próxima era em outra cidade muito longe. Na verdade, o povo praticamente implora para ela trazer um pouco da magia dos livros para aquelas terras (até eu me apaixonei pelo lugar e fiquei torcendo para ela se estabelecer ali).

Ao longo da leitura nós vamos acompanhando todos os percalços de Nina no intuito de construir seus empreendimentos, e vamos nos apaixonando junto com ela pelo lugar, as pessoas que são um charme, principalmente um certo fazendeiro carrancudo.

Essa leitura foi como um bálsamo na alma, daqueles tipos de histórias que a gente descansa lendo (costumo chamar de leitura de aconchego). Não espere muito da parte do romance em si, pois ele demora para se desenvolver (não é algo negativo, mas poderia ter mais destaque, não vou falar para não soltar spoiler), e quando acontece é rápido feito uma bala. Tem sua pitada hot, mas esse não é o foco. A “graça” da história está em acompanhar a evolução da personagem enquanto se estabelece e segue o seu coração em um pequeno vilarejo escocês, as amizades que conquista, os desafios, as alegrias e tudo o mais.

Leitura mais que recomendadíssima para todos que apreciam um bom romance ou que estão precisando relaxar com uma boa história.


"Porque um dia com leitura é sempre um pouquinho melhor do que um dia sem leitura, e eu desejo a você uma infinidade de dias maravilhosos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário